Wednesday 11 September 2013

Site de namoro na China já tem 100 milhões de usuários

Embora a figura do "casamenteiro" exista há mais de 2 mil anos na China, Gong Haiyan, a "cupido número um" do país transformou a atividade em um negócio surpreendente.
Quando tinha 25 anos, por se achar "encalhada", Haiyan decidiu criar um site de namoro. Uma década depois, a página tem 100 milhões de usuários e já é listada na bolsa de valores eletrônica de Nova York.
"Eu já tinha mais de 25 anos e pelos padrões chineses eu era uma mulher 'encalhada'. Minha mãe e meu pai ficavam insistindo para que eu me casasse", conta
Pressionada, ela decidiu pagar 500 RMB (cerca de R$ 182) para se inscrever em um site de namoros. Mas não recebeu resposta alguma e pouco depois descobriu que a empresa havia roubado perfis de sites concorrentes.
"Eu pedi meu dinheiro de volta. Mas quando pedi para ser reembolsada eles riram da minha cara", relembra.
Funcionários do site de namoro disseram a Gong que ela "não tinha nenhum charme ou beleza" e que "homens bem sucedidos não se interessariam por ela"

"Fiquei com muita raiva, e perguntei a uma amiga minha quanto custaria para criar uma página na internet e abrir meu próprio site de relacionamentos", conta.
Assim como o Facebook, o site de Gong foi criado no quarto de sua residência universitária e a primeira pessoa a criar um perfil foi sua melhor amiga, uma colega de faculdade, ainda em 2003. Quatro dias depois, ela convenceu a segunda pessoa a se inscrever.
Dez anos depois, o site Jiayuan.com , que em tradução livre significa "Lindo Destino", tornou-se uma empresa de grande sucesso, com escritórios em diversas cidades chinesas e mais de 100 milhões de usuários inscritos.

DA BBC Brasil

Popular Posts