Dados que mostraram a melhora da indústria europeia e chinesa animaram os investidores nesta segunda-feira (2) e levaram o Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira, a fechar em alta de 3,65%, a 51.835 pontos. Foi a maior alta diária registrada pelo índice desde 27 de julho de 2012, quando subiu 4,72%.
O avanço do índice também foi impulsionado pela valorização de 33,33% das ações da OGX, petroleira de Eike Batista, para R$ 0,40.
Na semana passada, a ação da petroleira de Eike foi derrubada pela notícia de que o empresário estaria negociando a conversão da dívida da OGX em participação acionária na companhia, o que diluiria os demais acionistas.
"Os dados divulgados na China hoje aliviaram um pouco a tensão que o mercado estava sentindo em relação a demanda chinesa por matérias-primas. Isso contribuiu para a alta das ações de empresas desse segmento, como a Vale", diz Elad Revi, analista-chefe da Spinelli Corretora.
As ações mais negociadas da Vale tiveram alta de 2,95%, para R$ 32,02, dando impulso ao Ibovespa. A China é o principal cliente internacional da mineradora brasileira.
Na Europa, o PMI de indústria do Markit para a zona do euro saltou de 50,3 em julho para 51,4 em agosto, maior valor em mais de dois anos.
Além disso, também contribuiu para o clima mais ameno nos mercados o adiamento do conflito de potências ocidentais com a Síria.
Hoje, a BM&FBovespa divulgou a nova composição do Ibovespa, que vai vigorar de 2 de setembro de 2013 a 3 de janeiro de 2014. A novidade foi a inclusão das ações da Anhanguera e da Kroton, ambas do setor de educação.
Outra novidade da nova composição do Ibovespa foi a menor participação das ações mais negociadas de Petrobras (de 8,009% para 7,617%), Vale (de 8,585% para 8,287%), e dos papéis da OGX (de 5,061% para 4,259%). Já o Itaú passou a ter maior representatividade no índice (de 4,402% para 4,558%).
"Muitos fundos estão equalizando suas carteiras. Eles compram e vendem mais ações para igualar a composição de suas aplicações com a do Ibovespa. Esse movimento é um vetor a mais que contribuiu para o avanço da Bolsa hoje", diz Revi.
Folha de Sao Paulo