Sunday, 26 January 2014

Energy. Brazil: FALTA DE REGRAS CLARAS REDUZ INVESTIMENTOS DE EMPRESAS

A incerteza regulatória está fazendo com que as empresas invistam menos em programas de redução de emissões de gases-estufa. Embora gastos de curto prazo continuem mirando eficiência energética e energias renováveis, a falta de regras claras, como um acordo global sobre mudança do clima, é apontada como barreira para investimentos em novos modelos de negócios, desenvolvimento de matérias-primas ou projetos de inovação.
Este é o diagnóstico do relatório "Collaborative action on climate risk" feito pelo CDP, organização internacional com sede no Reino Unido e que atua junto a investidores e empresas para prevenir a mudança climática. O estudo também teve participação da empresa de consultoria Accenture.
A pesquisa foi feita a partir de informações de 2.868 empresas, sendo 64 grandes corporações. Elas responderam por 14% das emissões industriais em 2013. Na amostra há grupos brasileiros -AES Eletropaulo, Vale, Braskem, Fibria, Bradesco e Marfrig- ao lado de nomes como Bank of America, LOréal e PepsiCo.
Mais empresas estão fazendo relatórios de redução de emissões e enxergam benefícios financeiros em investimentos em sustentabilidade, diz o estudo. "É positivo, mas as iniciativas que conseguiriam reduzir drasticamente as emissões se tornaram menos frequentes", diz Juliana Lopes, diretora do CDP-Brasil e América Latina. Quase 3/4 das empresas identificaram um risco atual ou futuro relacionado à mudança climática e 56% da amostra disse que os consumidores estão cada vez mais receptivos a produtos e serviços de baixo carbono.
Fonte: ABESCO

Popular Posts